Extravase

Fale o que vem na cabeça!

Bater Palmas depois do Hino Nacional

em 1 fevereiro 2009

Fazia algum tempo que não participava de solenidade que em seu rito canta o hino nacional. Pois bem, tudo certo, a maioria fingindo que sabe a letra de cor como eu, pelo menos acompanho o coro geral que parecer tudo beleza, e ao final começou um aplauso meio desajeitado até todos pegarem o jeito e fazer uma calorosa salva de palmas.
Ficou nítido que metade não ia bater e depois que um ou outro começou foi se espalhando até todos entrarem na onda. Neste momentos sempre tem alguém que questiona mas afinal deve-se ou não bater palmas no final do hino nacional??? Alguns dizem que é falta de educação outros que é um excesso de autolouvação patriótica.

Como eu também não sei, fiz a pergunta ao maior dos dicionários google…rsrs dentre os diversos sites em um encontrei o seguinte texto …mais informações podem ser encontradas no que prevê a legislação sobre o assunto escrito na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971.

Como não existe nenhuma norma fica a sua escolha, e ainda podemos dizer que segundo agluns em cerimonias mais tradicionais as pessoas acabam não batendo, mas em shows, jogos de futebel, o público acaba-se empolgando e faz uma bela salva.

E você acha que é falta de educação??


8 Respostas para “Bater Palmas depois do Hino Nacional”

  1. janin disse:

    por que nao bodemos bater a pauma no hino nacsional

  2. BLFA disse:

    Acho que bater palma depois do hino nacional não é falta de educação. Acho que devemos bater palma sim, em comemoração e patriotismo.
    Já reparei que os brasileiros tem a mania de conversar, dar risadas e também usar boné durante o hino, o que é mais falta de respeito doque pater palmas. Isso me decepciona muito, vejo em jogos de futebol, em outros paízes todos respeitam e levam o hino muito a sério, mostrando seu patriotismo, respeito e amor pelo país.

  3. Guilherme disse:

    eu acho q nao pode bater palmas em velorios,missas,em lugares fechados, em solenidades ppara relembrar mortos de tragedia etc… mas em jogos de futebol etc nao e falta de educaçao nao

  4. Elessandra disse:

    Bater palmas ao meu ver não significa desrespeito, pois só fazemos isto quando estamos saudando algo que para nós é importante. Se na lei há um espaço para a saudação, bater palmas se inclui nisto, afinal de contas reverência não é apenas ficar calado.

  5. Jun disse:

    o art 30 e par unico da lei 5700 é claro. nenhuma forma de manifestação é permitida. portanto, palmas não são admitidas.

  6. ricardo disse:

    que bater pauma e certo porque esta omenagiando as pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>