Extravase

Fale o que vem na cabeça!

Cambio Automático – Hidramático

em 24 fevereiro 2009

O brasileiro com certeza e um povo apaixonado por carros, e se assunto é este, para quem já teve oportunidade ou tem um carro com o cambio automático, deve ter ouvido falar em hidramático, nome bastante sujetisvo mas qual a diferença afinal de contas?

Numa rápida busca encontrei alguns dados interessantes:

O Câmbio Automático pode ser de diversos tipos. Um dos tipos é o hidramático. Todo hidramático é automático, mas nem todo automático é hidramático.

Automático é todo câmbio capaz de mudar ou ajustar a marcha automaticamente. Os tipos são:

Eletromecânico, já foi muito usado principalmente na fórmula 1 e atualmente é usado no mercado de caminhões e ônibus. As marchas são trocadas por relês sempre que o motor atinge determinada rotação. É mais adequado para regimes intensos.

CVT ou câmbio variável. Não existem propriamente marchas, mas um cilindo cônico que se modifica em infinitas combinações as relações conforme o motor ganhe velocidade. A Honda é a empresa que criou e que mais utiliza esta tecnologia. No Brasil o Civic e o Fit possuem este tipo de câmbio como opcional.

Hidramático. É o mais comum e por isso mesmo muitas vezes confundido com automático. As marchas e a força de redução são transmitidos não por engrenagens, mas por pressão de líquidos, daí hidra. A maioria dos carros utiliza esta tecnologia. É o mais usado em regimes suaves .

Para quem é acostumado com o cambio manual o primeiro contato é uma sensação bem estranha com alguns movimentos em falso no cambio e embreagem… mas nada que algumas voltinhas resolva. Apesar de muitos carros de luxo terem este recurso tem gente que não abre mão de ter o controle da troca de marcha, até mesmo porque é algo que dá maior controle na direção. E você caro leitor qual sua preferência?


4 Respostas para “Cambio Automático – Hidramático”

  1. Augusto Cesar D. de Faria disse:

    Boa noite, estou precisando comprar um caminhão para montar um guincho plataforma, mas preciso de um caminhão que possua CAMBIO DE MARCHAS AUTOMATICO, com vc disse que agora esse tipo de cambio é usado um onibus e caminhões, poderia me informa algum fabricante que trabalhe com esse tipo de caminhão com cambio automatico? muito obrigado pela atenção.

  2. ricardo campos disse:

    bom dia tenho um chevrolet impala 1966 é hidramático… só funciona a marcha de força. existe peça para ele?
    aguardo resposta… obrigado!!

  3. joao disse:

    “email (não será publicado)” cambio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>