Extravase

Fale o que vem na cabeça!

Campanha Publicitária – Panfletos – Funciona?

em 15 maio 2008

Hoje com a grande concorrência entre as empresas em todos os ramos imagináveis, as mesmas investem tudo o que podem e as vezes até o que não tem para tentar conquistar mais e mais clientes, tenta aumentar a sua receita que consecutivamente aumenta o investimentos com propaganda e publicidade tornando isso um ciclo ou uma como alguns podem dizer “uma bola de neve”, mas com tudo na vida isso também não é um regra, pode ser que o seu produto não seja interessante ou não tenha sido divulgado para o público certo.

Uma das formas mais baratas que vejo de divulgação é a confecção e distribuição de pequenos folhetos de propaganda em praças e ruas de grande movimento.
Mas será que este tipo de propaganda funciona?? Quantas vezes você pegou um folheto desse e leu ou se interessou por algo que viu ali??

Na verdade vejo isso de forma negativa para a imagem da empresa, primeiro parece que a empresa está tão mal financeiramente que esta “catando clientes” geralmente usando chamadas de textos oferecendo a solução de todos os seus problemas por um preço quase de graça e na hora de adquirir ou comprar o produto ou serviço não é bem assim.

Outro fato que ajuda a piorar ainda mais a imagem da empresa que utiliza este meio de propaganda é o fato ambiental, observe que a grande maioria desses papéis são jogados no chão, e a outra parte menor de algumas pessoas conscientizadas guardam em seus bolsos quando não encontram um lixo no caminho para jogar fora.

E também ninguém gosta de ser perturbado por pessoas desconhecidas no meio da rua te entregando e muitas vezes “empurrando” algo que você não quer e que vai lhe ser incomodo.

Então fica aqui uma reflexão para as empresas que querem divulgar seus produtos para avaliar seus métodos de propaganda, de forma mais eficaz e sem prejudicar sua imagem.


13 Respostas para “Campanha Publicitária – Panfletos – Funciona?”

  1. taywan disse:

    consegui um bico,panfletar pelas ruas,mas isso ate que nao é muito ruim,basta fazer certo para dar certo, concordo que irrita muito voce esta em um grande centro comercial e tem muitas pessoas lhe atrapalhando empurrando o panfleto em cima de voce.isso eu nao gosto.mas que tal ir em um lugar que nao tenha esse tipo de divulgaçao,e ao invés de largar o panfleto nas maos das pessoas,explicar e tentar fazer com esta pessoa se enteresse com o que esta recebendo,e sempre sendo sincero,nao adianta mentir,retomando se a pessoa for num publico alvo e fazer a coisa certa pode dar certo.mas lembrando sempre,sem insistir de mais.se alguem concorda valeu!e espero que de certo o meu método.

  2. henrique disse:

    Você envolve o consumidor com o panfleto? Não. Tem experiência de marca com o panfleto? Não. Panfleto só serve pra sujar a cidade e irritar motorista. Existem formas mais eficazes do q panfleto ou carro de som ou outdoor…

  3. Wanderson anzolin disse:

    Olha sou publicitário, e compriendo ambos os lados da moeda…
    Mas vamos esclarescer o fato do icômodo causado pela abordagem do panfletista…
    Todos questionam negativamente da atividade desses profissionais, covenhamos que icomoda você no seu trajeto, porém qual meio de publicidade não icomoda?
    A TV vc gosta de que derrepende cortem a sua atração para publicar um punhado de anunciantes?
    e o rádio toca 2 músicas e entra 5 minutos de intervalo comercial, o carro de som (poluição sonora) você gosta de ser interrumpido no meio de uma conversa telefônica devido o alto volume do som? aí você fala,… jornal e revista não atrapalha…
    de fato talvez não pois alí voc~e somente visualiza onde e como quizer, porém você sabe que ao adiquirir um jornal ou revista 40% do seu investimento foi para ver essas publicidades ou seja você pode até não ver mais que você já pagou pra ela estar alí você pagou…
    Voltemos aos panfletos, com ele você não precisa parar uma atividade, simplesmente pega, geralmente se visualiza se não interessou tenha o bom senso de joga-lo ao lixo, mas será que ninguém nunca pegou um folder que publicasse algo de interessante? pense bem esse e ou outros demais meios de comunicação não só empregam muita gente como tem como objetivo informar a você que quem investiu naquele pedaço de papel espera tê-lo como cliente lhe oferecendo um serviço ou produto.

  4. Pedro Ramos disse:

    NÃO EXISTE ÍNDICES DE RETORNO EM PANFLETAGENS….TUDO VAI DEPENDER DE : O QUE DIZER, COMO DIZER E PRA QUEM DIZER. CRIAR UM PANFLETO DENTRO DE UM MARKETING DE RESULTADO NÃO É TAREFA PARA AMADORES. GERALMENTE O PRÓPRIO COMERCIANTE “CRIA” ESSE TIPO DE MÍDIA E POR NÃO SABER COMO COMUNICAR EM FORMAS E TEXTOS, O RESULTADO É INSATISFATÓRIO. COMO EM QUALQUER OUTRA MIDIA É PRECISO SABER FALAR E MOSTRAR. MINHA EMPRESA EM RIBEIRÃO PRETO SP DESENVOLVE ESTE TRABALHO COM COMPROMETIMENTO. FAZEMOS A CRIAÇÃO, A PRODUÇÃO GRÁFICA E A DISTRIBUIÇÃO.
    MR2 – MARKETING DE RESULTADO
    EMAIL – studio2rp@yahoo.com.br

  5. Rose Oliver disse:

    Bem , não sou da mídia e sim umas das peuqnas empresarias q cria seu material de propaganda (pamfletos).
    Concordo quando dizem q eles nõ dão muito retorno, talvez pela minha inesperiencia, mas sei tambem que distuibuí-los de uma forma correta , pode reder uns frutos.
    Eu ema distribuo os meus panfleto até mesmo por que tenho amor ao meu dinheiro, vejo nas ruas as pessoas mau clalificadas, que empurram em cima das pessoas, os pamfletos, o q acho desagradável. Eu consigo colocar exatamente 500 unidades em apenas uma hora isso pedindo liçença e agradecendo, até mesmo qundo elas não pegam agradeço afinal é melhor não pegr do que jogar ao lixo. No momento a panfletagem é o melhor que tenho, já que jornal, revista, TV, etc é mtuiiiito caro.
    Quanto a escrita não revisei se tiver errado, depois vejo e corrijo os meus erros ortográficos..
    Obrigda

  6. Rose Oliver disse:

    Bem , não sou da mídia e sim umas das peuqnas empresarias q cria seu material de propaganda (pamfletos).
    Concordo quando dizem q eles nõ dão muito retorno, talvez pela minha inesperiencia, mas sei tambem que distuibuí-los de uma forma correta , pode reder uns frutos.
    Eu ema distribuo os meus panfleto até mesmo por que tenho amor ao meu dinheiro, vejo nas ruas as pessoas mau clalificadas, que empurram em cima das pessoas, os pamfletos, o q acho desagradável. Eu consigo colocar exatamente 500 unidades em apenas uma hora isso pedindo liçença e agradecendo, até mesmo quando elas não pegam agradeço afinal é melhor não pegr do que jogar ao lixo. No momento a panfletagem é o melhor que tenho, já que jornal, revista, TV, etc é mtuiiiito caro.
    Quanto a escrita não revisei se tiver errado, depois vejo e corrijo os meus erros ortográficos..
    Obrigda

  7. Igor disse:

    Se alguém quiser enviar alguma sugestão ou crítica meu e-mail é igor.prates24@hotmail.com

  8. laura disse:

    AF , nem entendie

  9. Alexandre disse:

    trabalho com distribuição de panfletos e acho o seguinte:
    Depende da elaboração do panfleto até a distribuição, esse caso de que é desespero de empresa é conversa fiada, tenho clientes por exemplo (Supermercados, Equipadora, Imobiliária e Restaurantes) conceituados aqui que fazem panfletagem periódica e não estão com o pé na lama por causa disso, trata-se de economia e extratégia de marketing. O panfleto tem que ter pouco texto e mais imagens da promoção ou lançamento do seu produto ou serviço, nos atraímos pelo que vemos e não pelo que lemos. Podem investir em panfletagem sempre porque o retorno é legal chegando até a dois por cento.
    Ex: 1000 panfletos x 2% de retorno você terá 20 ligações
    Das 20 ligações o seu vendedor ou você mesmo converte em mais ou menos 5 vendas. Isso significa que 10000 panfletos te renderá 50 clientes. Se voce fizer uma panfletagem a cada 3 meses você terá uma carteira de clientes de 200 clientes, quem tem 200 clientes a mais por ano é um empresário desesperado e quebrado na emenda?

    Valeu gente

  10. samuca disse:

    Quanto cobrar do cliente o milheiro, e quanto pagar para quem trabalha eu por para destribuir. obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>