Extravase

Fale o que vem na cabeça!

Como ajustar a data no relógio de pulso

Algumas coisas são simples demais, mas quando não a conhecemos parecem impossíveis

em 29 fevereiro 2012

Estes dias atrás comecei a utilizar novamente meu relógio de pulso, pois bem, dois dias parou, pilha velha isto é que é sorte, mas tudo bem, passados uns dias levei ao relojoaria para trocar a pilha e arrumar a data, que eu não tinha conseguido arrumar, já que era necessário ficar girando 24 horas os ponteiros para mudar a data, coisa de quem entende do assunto né!!  Não me conformei com este cenário, não podia acreditar que não tinha outra forma de resolver isto, nada mais inteligente.

E como havia imaginado acertei! Conversando com o relojoeiro ele explicou que muitos relógios, como por exemplo o meu que é da marca Technos tem no botão de ajustar as horas e um segundo estágio que arrumar a data, então aí vai a dica, caso seja parecido com o seu.

relogio

Se você puxar tudo ou seja o máximo que ele permite é para arrumar os ponteiros das horas, minutos e segundo, mas um pouco antes, você pode então empurrar o pino muito levemente e com calma para o próximo estágio que servirá para ajustar a data, outra fato interessante é que no meu caso o sentido do girar para a data é o contrário das horas.

Uma coisa que ainda me conformei é o fato que o mecanismo do relógio analógico não sabe contar os dias com 30 e 31 dias, ou pelo menos o meu relógio não, sendo assim ele sempre vai considerar trinta e um dias sendo necessário ajustar todo mês, que coisa chata né!

Ainda não me aventurei a trocar a bateria sozinho, vi certa dificuldade ao tentar abrir a tampa sem causar riscos, utilizando ferramentas convencionais como aquele jogo de chave de fendas antigo guardado em casa na gaveta de algum armário. Mas tão logo tenha executado a missão com sucesso apresento aqui para vocês os macetes utilizados ou pelo menos o jeito de não fazer.

Caso você conheça alguma outra forma de ajustar outros relógios é só comentar e compartilhar com todos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>