Extravase

Fale o que vem na cabeça!

Como funciona o Cheque Pré-Datado, Cruzado…

em 1 fevereiro 2009

Cheques são muito úteis quando queremos fazer alguma compra com condições especiais parcelando e obtendo prazos maiores. Mas também pode ser uma grande armadilha se não usado com cautela, dando a falsa impressão de ter mais recursos do que real e acabar comprometendo muito do seu rendimento e criando dívidas muitas vezes quase impagáveis.

Mas se você seu crédito de forma consciente como muitos bancos e instituições financeiras anunciam suas políticas e cartilhas para incentivo a uma melhora forma de gasto, todos saem ganhando, menos inadimplências, mais crédito  todos ficam felizes… rsrs

Vamos agora falar de alguns aspectos dos cheques e recursos que dele que muitos desconhecem quase sempre por desuso no seu dia a dia, mas bem comum para quem trabalha em lojas e estabelecimentos com grande volume de circulação financeira.

Tireis algumas dicas do site do Banco Centralque tambémme foram muito úteis. Ese você quizer conferir todas na íntegra acesse o link aqui.

Um cheque apresentado antes do dia nele indicado (pré-datado) pode ser pago pelo banco?

Sim. O cheque é uma ordem de pagamento a vista, válida para o dia de sua apresentação ao banco,  mesmo que nele esteja indicada uma data futura. Se houver fundos, o cheque pré-datado é pago; se não houver, é devolvido pelo motivo 11 ou 12.

O famoso cheque pré-datado na verdade acabado sendo mais um acordo de cavalheiros entre você e o seu portador, por isso mesmo que alguém desconte um cheque seu antes do combinando é ambiguo quer cobrá-lo. Aí vai muito do bom censo e do tamanho do prejuízo causado.

O que fazer no caso de ter cheque furtado ou roubado?

No caso de cheque furtado ou roubado, o correntista deve, primeiro, registrar ocorrência policial. No ato de sustação, deve ser apresentado, ao banco, o boletim de ocorrência. Assim, o cheque, se apresentado, será devolvido pelo motivo 28 e o banco estará proibido de fornecer qualquer informação ao portador.

O cheque pode ser preenchido com tinta de qualquer cor?

Sim, porém os cheques preenchidos com outra tinta que não azul ou preta podem, no processo de microfilmagem, ficar ilegíveis

Outra dúvida sobre as formas que podemos emitir um cheque, dentre elas o cheque cruzado, no qual você faz dois riscos paralelos em diagonal, indicando que o valor não pode ser sacado diretamente no caixa, mas deve ser depositado em alguma conta, podendo também indicar entre as linha o nome do banco, agência e conta que deve ser depositado.

Também o nominal é comum e é regra do banco central para valores acima de R$ 100,00 reais, fiquei sabendo isso hoje, rsrs…., para isso deve-se utilizar a terceira linhas iniciadapela letra “a”, logo abaixo do valor por extenso. Informando o nome da pessoa ou empresa que deve receber o montante.

Existem outras formas sugiro o link acima do banco central para esclarecer mais dúvidas. E lembre-se não abuse da quantidade de cheques que vai usar, faça sempre um controle orçamentário em tabela ou no computador para não se perder em suas finanças.


2 Respostas para “Como funciona o Cheque Pré-Datado, Cruzado…”

  1. Miriely disse:

    Como funciona o cheque cruzado?
    E qual o valor da cobranca pelo talao de cheque?

  2. edson kaliton disse:

    acabei de receber um talão de cheques. Nunca utilizei cheque antes mas gostaria, tenho duvidas de como funciona. Ex: Ao utilizar pela primeira vez em um estabelecimento como e feito o pagamento deste cheque isso e debitado na minha conta?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>