Extravase

Fale o que vem na cabeça!

Leitura no Paquímetro – Mais um brinquedinho

em 12 agosto 2008

O homem criou muitas ferramentas para lhe auxiliar em suas tarefas. Uma ferramenta que sempre me chamou atenção é o paquímetro. Você já viu ou conhece esta “estranha régua”??

paquimetro.jpg

A medição de um grandeza física, como o comprimento, pode ser muito simples. Mas também pode constituir um complexo problema. A diferença entre uma e outra está na precisão.
Para medir comprimentos com precisão de 1/10 de milímetro, utilizamos o paquímetro. Trata-se de uma régua metálica sob a qual está montada uma segunda haste, que pode deslizar sob a régua. A régua pode ser graduada em milímetros ou polegadas ou ainda conter as duas marcações. A haste deslizante possui uma pequena escala, denominada nônio.

Para fazer a Leitura da Medida mova o nônio empurrando o pulsor com o polegar. Faça a leitura do valor dos milímetros na régua superior e onde a divisão do nônio coincidir com a divisão da régua, você terá o valor do décimo de milímetro.

Ainda encontrei este vídeo mostrando alguns exemplos de medições.


5 Respostas para “Leitura no Paquímetro – Mais um brinquedinho”

  1. Luiz disse:

    Quem inventou o Paquímetro?

  2. AJS PROJETOS disse:

    Bom dia.
    No seu video você não falou da resolução do instrumento e da quarta possibilidade de medição do paquímetro, já que o mesmo é quadimensional.
    Temos no mercado instrumento com resoluções de 0,02(1/50), 0,05(1/20), Polegada fracionaria e milesimal. Instrumentos com relógio e os digitais são muitos mais produtivos, porem deixa o controlador com a mente preguiçosa.

  3. carlos disse:

    gostaria de receber estes videos sobre paqimetro, como adquiro?

  4. Daiane disse:

    gostaria de saber quem inventou o paquimetro e onde ele mora ectcc..

  5. B.Ramalho disse:

    Na verdade eu prefiro ao contrário de fazer um comentário saber quem inventou o paquimetro , e também saber mais sobre essa fabulosa ferramenta de precisão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>